top of page

Hino à Bandeira

 

"O compositor brasileiro Francisco Braga, autor do Hino à Bandeira, cujos estudos de música foram iniciados no Conservatório de Música e aperfeiçoados no Conservatório de Paris sob a direção de Massenet, teve uma atividade musical muito grande, quer compondo, quer regendo ou ensinando. Como compositor, cuja obra é enorme, teve seu nome imortalizado com o Hino à Bandeira. A ideia de composição desse Hino, segundo o próprio autor, surgiu em 1906 e quem a teve foi o então prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Dr. Pereira Passos.

 

Assistia o Prefeito a uma solenidade na Escola Tiradentes, onde foi cantado pelos alunos o Hino à Tiradentes, de Francisco Braga. Ao lado do Prefeito estava o jornalista e poeta Olavo Bilac, então inspetor escolar.

 

Entusiasmado com o Hino que acabara de ouvir, o Prefeito, depois de cumprimentar Francisco Braga, dirigiu-se ao Príncipe dos Poetas, Olavo Bilac, e convidou-o a escrever um Hino à Bandeira que seria musicado por Francisco Braga e seria destinado a ser cantado diariamente nas escolas municipais, quando fosse hasteada a Bandeira, ao meio dia.

 

Olavo Bilac, grande patriota, a quem se deve em grande parte o movimento de Defesa Nacional que tornou possível o soteio militar obrigatório, não podia negar mais essa contribuição à Pátria querida. Aceitou o convite e escreveu essa extraordinária página de exaltação nacionalista, que é o Hino à Bandeira, e que Francisco Braga tão proficientemente musicou.

 

O prefeito, Dr. Pereira Passos, cumpriu o que prometera: o Hino passou a ser cantado diariamente nas escolas e daí se difundiu, rapidamente, por todo o Brasil tornando-se, assim, por tradição, o Hino oficial à Bandeira Brasileira."

 

(Retirado do livro "Canta, Mocidade", de Ruy Botti Cartolano e J. C. Caldeira Filho. Pág. 14)    
            
ttps://www.grude.ufmg.br

© 2015 por Simplicidade nos livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page